Cleópatra, egípcios, História: história da maquiagem, Japão, Madonna, MAQUIAGEM
É difícil precisar quando os seres humanos passaram a adornar o corpo com fins estéticos. Teria sido no período das cavernas para diferenciar tribos? Ou para atrair o parceiro? Talvez o registro mais antigo, e mais significativo, que temos na história da maquiagem seja mesmo os egípcios. Foram eles os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, como os famosos banhos em leite de burra e máscaras de argila de Cleópatra, milênios antes de Cristo. Segundo a lenda, os egípcios pintavam os olhos com pigmento preto (Khol) para se protegerem dos olhares diretos de outros e em direção ao deus Ra. O khol era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas. Ou seja, foi o primeiro tipo de maquiagem mineral da história da humanidade!
Acredita-se que o rouge (equivalente ao blush nos dias de hoje) tenha surgido na Grécia, da mistura de pigmento vegetal vermelho com gorduras e era usado para corar as bochechas.
Do século IX ao XII, no Japão feudal, a pele branca era extremamente valorizada e para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi muito visto na maquiagem da gueixa até nos dias atuais.O costume de maquiar-se foi abandonado durante a idade média na Europa, nesse período a vaidade não era vista com bom olhos e a religião desaprovava. A maquiagem já foi passível de punição semelhante a da bruxaria!
A maquiagem só volta a brilhar a partir do século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza, mas o seu uso era privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó-de-arroz e pomadas coloridas para pintar os lábios.
No início da década de 1920 a maquiagem realmente se popularizou e tomou o mundo! Infelizmente, durante a segunda guerra mundial, a escassez de produtos e matéria prima levou as mulheres a produzirem os próprios cosméticos e, praticamente, lutarem por um batom ou vidro esmalte!
Nos anos 50 a maquiagem ressurge com força, com lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras em tons pastéis! Nos nos 60, os olhos Twiggy (referência à famosa modelo inglesa) eram febre! Juntamente com os cabelos cheios e altos.
Qual será o futuro da maquiagem? Bem, seja qual for, nós mulheres estaremos lá! Sempre em busca do make perfeito!