sábado, 18 de dezembro de 2010

ESTETICISTA- por Aline Anjos Cosméticos

Esteticista é a profissional de estética responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. Caracterizadas por lidar com mulheres ou homens, esteticistas se preocupam com limpeza da pele do rosto, do corpo, dos cabelos, pêlos em geral e das unhas, por meio de esfoliação, hidratação, nutrição e correção de pequenas imperfeições. Podendo se especializar e atuar em diversas áreas diferentes.
Uma esteticista deve ter plena consciência da importância que tem para seus pacientes, já que a beleza, para muitos, é sinal de bem-estar consigo mesmo. Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário que a profissional tenha gosto pelo que faz, e conhecimentos científicos e anatômicos do corpo humano; Além de noções de cosmetologia e princípio ativos de cada cosmético, indicando e aplicando cosméticos e produtos de tecnologia avançada, de acordo com a preferência ou necessidade do paciente. Orientando corretamente sobre as afecções e patologias dermatológicas, possíveis da pele, tratando sempre com acompanhamento médico, ou autorização por escrito (de acordo com a necessidade de cada paciente). Ter conhecimento dos instrumentos, materiais e produtos mais recentes a serem comprados e utilizados. Procurar saber sempre a eficácia e contra-indicações dos produtos, tratamentos e equipamentos que são utilizados e realizados.                                  
  Reunir-se com outros profissionais da área de saúde para elaborar programas de saúde preventiva, curativa e reabilitadora.                                                                            
 Ter responsabilidade, atualização constante de novas tecnologias e métodos através de especializações, ter boa comunicação, boa aparência, boa coordenação motora, boa disposição física, boa saúde, boa visão, autocontrole, atenção a detalhes, agilidade, flexibilidade, ética profissional, concentração, postura profissional, desejo de ajudar, disciplina, habilidade manual, interesse pelo corpo humano, método, paciência, perfeccionismo, noção de tendências da moda.                                                           
Para atuar na carreira de estética, é necessário fazer cursos técnicos, tecnólogos, ou superiores oferecidos e reconhecidos pelo MEC.
 O técnico e o tecnólogo em estética nos tempos atuais é um profissional formado para interagir complementarmente com diversas especialidades, com relação de interlocução e harmonia. Sua esfera de atuação é determinada pelos outros campos profissionais do setor da saúde, mas sua autonomia é muito abrangente no que se refere ao processo de preservação da beleza, para o bem-estar físico e psicológico do cliente.                                             
 Profissionais esteticistas podem atuar dentro de clínicas de estética, ou de salões de beleza, dependendo de sua especialidade as atividades serão diferentes, desde a elaboração de cronograma do paciente, para que possa ser acompanhado em todas as sessões.                                                                              
 O papel da esteticista é fundamental nestas equipes interdisciplinares, podendo contribuir de forma coadjuvante nos tratamentos prescritos pelo médico inclusive, opinando e sugerindo técnicas complementares ao tratamento, possibilitando resultados mais eficazes e atuação mais ética. Com a alta tecnologia cosmetológica e com o avanço técnico da estética, temos obtido apoio de muitos médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos, endocrinologistas, angiologistas.                                                 
 Uma esteticista pode trabalhar como autônoma, abrir uma clinica ou salão de estética e beleza ou trabalhar em salões de beleza, SPA. As esteticistas podem atuar nas mais variadas áreas dentro da profissão. Isso depende do local de trabalho e da preferência da profissional, porém, é necessário que se conheçam todas as técnicas.


Teremos dado um grande passo na qualidade e preservação da saúde e do bom atendimento ao nosso cliente, quando tivermos em mente que: “Dar vida aos anos, vale muito mais a pena do que darmos anos à vida”.

3 comentários :

  1. Miga, show de bola seu blog, informações importantes sempre são bem vindas, vc será uma ótima profissional!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. olá, muito legal mesmo as informaoões,
    quando poderemos fazer uma seção rsrsrs bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas :) Deus as abençoe bjss

    ResponderExcluir

“Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui, e deixe sua mensagem ficarei muito feliz em ler: