segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidados diários com a pele


A pele é o órgão que envolve o corpo delimitando-o com o meio externo. Ela corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções como defesa orgânica, regulação térmica, controle do fluxo sangüíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais como o calor, frio, pressão, dor e tato. A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível, por isso devemos ter cuidados diários com ela. Devemos usar diariamente o filtro solar mesmo com dias chuvosos ou nublados. Para uma pele saudável, devemos seguir os seguintes passos:

Dicas importantes

• Higienização
Evite dormir com maquiagem. Tenha sempre a mão uma emulsão demaquilante, para os olhos, rosto e lábios.

A higienização do rosto deve ser feita de manhã e à noite. Sua função é: remover maquiagem, poluição, secreções, cosméticos utilizados anteriormente.

• Tonificação
A tonificação da pele deve ser feita de manhã e à noite, logo após a higienização. Sua principal função é restabelecer o equilíbrio ácido/básico da pele (pH). Para a tonificação escolha uma loção cujos ativos sejam apropriados para seu tipo de pele (calmantes, adstringentes, anticépticos, hidratantes etc.).

• Hidratação
A hidratação da pele deve ser feita diariamente, pela manhã após a tonificação e antes da maquiagem. A hidratação repõe a umidade da pele, recompõe o equilíbrio do manto hidrolipídico e protege contra os agentes externos, retardando os sinais de envelhecimento. Caso o hidratante não tenha Fator de Proteção Solar, há necessidade de aplicar por cima do hidratante um Filtro com pelo menos Fator de proteção 15.

• Esfoliantes
Os esfoliantes faciais devem ser usados com muito cuidado. O intervalo entre uma aplicação e outra depende do tipo e das condições da pele. Em algumas peles devem ser evitados.

A função dos esfoliantes é: acelerar a descamação natural da pele, eliminando células mortas da camada superficial, facilitando a ação dos cosméticos aplicados (hidratantes e revitalizantes ). Deve ser utilizado de acordo com cada tipo de pele.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

“Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui, e deixe sua mensagem ficarei muito feliz em ler: