quarta-feira, 25 de maio de 2011

TERAPIA CAPILAR

A importância dos cabelos:

Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada.
Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.
Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.
Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.
Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.
Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.
Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.

"Foi-se o tempo em que a vaidade era pecado. Hoje, a vaidade faz a ligação entre a estética e a saúde, uma vez que se cuidar é um requisito básico de saúde. É por essa razão que, com uma visível evolução do profissionalismo, sempre voltados para o aprimoramento técnico em favor dos seus clientes é que está surgindo uma nova classe de profissionais: os terapeutas capilares".


Análise do cabelo e fios :

A análise, está baseada em avaliar em quais condições se encontram o couro cabeludo e os fios, possibilitando escolher e direcionar que tipo de tratamento deverá ser realizado para cada cliente.

O cabelo pode ser classificado da seguinte forma:
*Quanto ao Grau de oleosidade e de Hidratação


Normais - são macios, com produção de gorduras pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrado e regular de modo a lubrificar o cabelo da raiz ás pontas. Não tem excesso de oleosidade na raiz nem as pontas ressecadas. Fios brilhantes, maleáveis desembaraçando mesmo quando molhados.


Secos-  é a denominação que se usa para cabelos não sedosos, devido á pouca produção de gordura  pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubricar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação . Os fios são opacos rebeldes e quebradiços. As pontas se rompem formando pontas duplas.

Oleosos - são cabelos com alto teor de oleosidade, devido á  produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Ficam com aspecto sujo e aglutinados muito rapidamente e as vezes exalam um odor característico.

Misto - possuem caracteristicas de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecados e as vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e requerem cuidados especiais.

E ainda podemos observar se são frágeis, volumosos ou tingidos.

Características dos fios:

Forma - se o cabelo é Liso, Ondulado ou Crespo.
Diametro- se o fio é Fino, Médio ou Grosso.
Densidade- se tem muito ou pouco cabelo.
Comprimento- se são Curtos, Médios ou Longos.
Cor- se são de tom Preto, Castanhos, Ruivos, Loiros ou Blond, Acinzentados ou Brancos.
Brilho- se o cabelo reflete bem a luz ou se está danificado (opaco).

Porosidade- é a capacidade do fio de cabelo absorver líquidos ou umidade. A porosidade faz com que os cabelos fiquem mais volumosos e rebeldes, o brilho desaparece e os fios ficam arrepiados e vulneráveis as condições ambientais. Acelera o processo de desbotamento da cor e as pontas dos cabelos começam a abrir e se partem facilmente com o manuseio.

Penteabilidade - se o cabelo é facil ou dificil de pentear. Cabelos crespos são mais dificeis.

Eletricidade Estática- Quando o cabelo está seco, acumula eletricidade estática, deixando um aspecto arrepiado ou ouriçado. O ressecamento faz com que ele aumente o atrito entre os fios e assim aumente também a eletricidade estática.

Elasticidade- é impotante para conhecermos o grau de fragilidade do fio do cabelo . A elasticidade é a medida de quanto o cabelo pode esticar ( e retornar a um estado normal). o cabelo saudável, quando molhado se estenderá até 50% do seu tcomprimento original e retornar a sua forma normal, sem quebrar enquanto o cabelo seco só estica a cerca de 20%.

Queda- se o cabelo apresenta uma queda diária entre 50 a 120 fios em média- é o que é considerado dentro da normalidade, pois fora disso apresenta um quadro a ser analisado e provável tratamento.

A origem dos acometimentos do couro cabeludo e fios:

As técnicas de hoje em dia, quase milagrosas de beleza, são capazes de deixar lisos os fios encaracolados, loiríssimos os fios escuros, cheios de mechas os fios de uma só cor e por aí vai. Essa enorme gama de transformações, das escovas permanentes às tinturas, realmente modificam o visual de qualquer mulher. No entanto, a utilização de tanta química, as agressões do dia a dia, o uso de secadores, chapinhas, etc, podem provocar sérios danos nos cabelos, especialmente se não forem bem-cuidados… Resultado? Fios sem vida, fracos, opacos, quebradiços, queda de cabelos e problemas no couro cabeludo.
Mas você pode contar com a ajuda da tecnologia para solucionar os problemas capilares. A análise capilar visa constatar a partir dos fios de cabelo, o real o estado em que eles se encontram e as deficiências do tratamento até então realizado. Através de um equipamento com sensor a laser, chamado de dermascópio, faz-se a leitura e interpretação sobre a saúde do couro cabeludo, fios e pontas, e assim é feito o diagnóstico e a indicação do melhor tratamento para seu cabelo. Para facilitar e possibilitar uma análise capilar completa e minuciosa é utilizado uma microcâmera que aumenta o tamanho do fio e do couro cabeludo em até 250 vezes, proporcionando condições de diagnósticos.Esta técnica permite saber qual o tipo de tratamento adequado e quais produtos usar para um melhor resultado em casos de queda, caspa, oleosidade excessiva, etc.


     

"Com a ajuda deste equipamento é possível analisar as reais condições do couro cabeludo e dos fios, pêlos e pele. É um equipamento para análises que propicia um aumento de imagens em 250 vezes. Seu formato cônico possibilita a captação de imagens em pontos direcionados, como poros e fios capilares, e em locais de difícil acesso, como a região entre a orelha e o couro cabeludo. O sistema de transmissão de imagem garante uma análise precisa e imediata."


        

Confira quais são as análises realizadas:


No cabelo e couro cabeludo
• Irritação e Descamação
• Quedas e cabelos quebradiços
• Cabelos quimicamente tratados




Na face
• Hidratação
• Linhas de Expressão
• Acne
• Rugas
• Oleosidade e Manchas



No corpo
• Celulite
• Gordura Localizada
• Estrias
• Ressecamento



No pés e mãos
• Hidratação
• Hiperpigmentação de face (manchas)
• Descamação e Rachaduras
• Unhas: Quebradiças e Enfraquecidas


As profissionais:

São elas detentoras de conhecimentos profundos sobre Tricologia, e lhes compete os tratamentos cosméticos que promovam a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.E ao analisar além de ajudar o paciente a mudar seus hábitos alimentares e de higienização capilar, as profissionais estarão realizando um tratamento personalizado, onde irá recuperar a saúde dos fios e do couro cabeludo, entre outras informações importantes que vão contribuir para o resultado satisfatório. E se essa análise não for feita por um profissional, podem ocorrer algumas coisas indesejáveis, tais como alergias ou queimaduras, por isso procure sempre um profissional.

Tratamentos:

Técnicas como a iontoforese, o desincruste, a alta- frequência, associadas aos raios infra-vermelho e ultra violeta, ao vapor de ozônio, as máscaras de argila, a drenagem linfática, a massagem capilar, a fitoterapia, a aromaterapia e a orientação nutricional, representam papéis importantes para a limpeza profunda, a umectação, a nutrição e a estimulação do couro cabeludo e dos fios do cabelo.


A Massagem para os cabelos

Há milhares de anos que, na China, a massagem faz parte do sistema de medicina tradicional.
Segundo os chineses, a massagem promove o fluxo da energia vital – o chi – ao longo dos meridianos do corpo e, por isso, pode ser usada em uma diversidade de problemas.
O Shiatsu é uma forma de massagem que atua especificamente sobre os pontos em que se acredita que os meridianos estão mais na superfície da pele.
Quando massageados, eles ativariam o fluxo da energia vital.
Já a medicina ocidental comprova os efeitos da massagem sobre o hipotálamo com a produção das endorfinas e a diminuição do hormônio do estresse (o cortisol) no sangue.
Afora esses aspectos, a ativação do retorno venoso decorrente da massagem facilita a circulação e a oxigenação dos tecidos e, assim, potencializa a ação dos óleos essenciais e demais produtos tricotróficos aplicados no couro cabeludo do cliente.



Todas elas são fundamentais para o tratamento capilar.

Esse processo é extremamente importante, pois cada cabelo, cada couro cabeludo, cada organismo, aceita um determinado tipo de produto.
.

Um comentário :

  1. Ai amiga preciso de uma consulta com esse aparelho nos meus belos...
    bjos

    ResponderExcluir

“Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui, e deixe sua mensagem ficarei muito feliz em ler: