quinta-feira, 1 de setembro de 2011

" Estética na Senescência"-Estética na Terceira Idade

“Todo organismo multi-celular possui um tempo limitado de vida e sofre mudanças fisiológicas com o passar do tempo. A vida de um organismo multi-celular costuma ser dividida em três fases: a fase de crescimento e desenvolvimento, a fase reprodutiva e a senescência, ou envelhecimento. Durante a primeira fase, ocorre o desenvolvimento e o crescimento dos órgãos especializados, o organismo cresce e adquire habilidades funcionais que o tornam apto a se reproduzir. A fase é caracterizada pela capacidade de reprodução do indivíduo, que garante a sobrevivência, perpetuação e evolução da própria espécie. A terceira fase, a senescência, é caracterizada pelo declínio da capacidade funcional do organismo.”

Ao completar 60 anos, uma pessoa ingressa naquilo que se convencionou chamar de terceira idade. No processo de envelhecimento podem ser citados como fatores intrínsecos as reações dos radicais livres, a oxidação e a auto imunidade, entre outros. Os fatores extrínsecos estão relacionados aos problemas ambientais, como poluição, radiação, temperatura, e de ordem pessoal, como má alimentação, cigarro, estresse e tensão emocional.


Envelhecimento Fisiológico da pele
O processo de envelhecimento fisiológico da pele decorre não só da ação de fatores ambientais, mas também com o envelhecimento de outros órgãos, além de doenças cutâneas e sistêmicas. O que se observa na pele senil é um conjunto de alterações, entre as quais podem ser citadas: pele mais fina, sensível, o aparecimento de rugas devido à falta de elasticidade da pele, manchas senis. A pele fica "caída" por falta de tônus muscular e diminuição da produção de colágeno. O envelhecimento fisiológico da pele caracteriza-se também pelos transtornos na regulação térmica, causados pela diminuição das terminações nervoso-sensitivas, pela diminuição do diâmetro dos capilares na derme e pela esclerose dos vasos maiores. É normal o embranquecimento e diminuição do número e volume dos pêlos em função da diminuição em número de melaninas (pigmento que dá cor à pele).
Recursos Terapêuticos
De forma geral, os recursos terapêuticos estão relacionados com a busca de uma melhor qualidade de vida, por meio de boa alimentação, da participação ativa em clubes de terceira idade e de programas de valorização do idoso, e do desenvolvimento de atividades físicas, intelectuais e sexuais. As atividades físicas melhoram o sistema cardiovascular, respiratório e locomotor, ajudam a estabilizar fatores emocionais e a controlar patologias que surgem em decorrência da depressão. São indicados exercícios de alongamento e caminhadas em locais planos e não acidentados. Condições psicológicas favoráveis ao desenvolvimento da afetividade e de uma maior auto-estima podem ser alcançadas por meio da atividade sexual. Não existem contra-indicações médicas com relação à prática sexual, quando há vitalidade. No que diz respeito à alimentação, é necessário observar a menor exigência do organismo idoso no que se refere a calorias. É mais importante a qualidade dos alimentos do que a quantidade destes. As gorduras, de preferência insaturadas, para evitar problemas de arteriosclerose, devem representar apenas 25% do valor calórico da dieta total.


Higienização diária da pele, com um bom creme de limpeza, seguida de um tônico à base de colágeno, uréia, elastina e um creme hidratante com filtro solar para manter a proteção da pele à poluição. À noite é importante a limpeza da pele para retirar resíduos de sujeira adquiridos durante as atividades diárias, novamente o tônico e agora um creme nutritivo à base de colágeno, elastina, Ureía, vitamina C, para repor o que a pele já não produz em quantidade suficiente.
É durante o sono que nossa pele  faz todo seu processo de renovação e oxigenação. Noites mal dormidas podem se ver refletidas em nossa pele. Vícios como cigarro e bebidas alcoólicas, aceleram o processo de envelhecimento celular, bem como pensamentos negativos e stress.

       O Mercado e o seu Crescimento



Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial com mais de 60 anos vai quadruplicar nos próximos 50 anos, atingindo 2 bilhões de pessoas . Esta projeção se deve aos avanços da tecnologia, medicamentos, transformação demográfica e queda acentuada de fecundidade nos últimos 20 anos.
De acordo com a organização, o Brasil já é o sexto país do mundo em maior número de idosos, com crescimento na ordem de 3,2% ao ano. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, existiam 120 idosos para cada 100 crianças. As pessoas com mais de 60 anos representavam 8,8% dos brasileiros, com previsão de que est e número alcance 18% em 2050. A ciência e a tecnologia são fortes aliadas do envelhecimento com qualidade. Cosméticos e protocolos específicos são alguns benefícios proporcionados pelo desenvolvimento científico que prolongam a vida e aumentam o bem-estar do ser humano. O trabalho dos Profissionais Especializados garante ao cliente da Terceira Idade qualidade de vida, amenizando e reduzindo as conseqüências das alterações físicas e psicológicas desta etapa da vida. O poder de compra e consumo desse grupo também deve ser considerado . Portanto, investir no cliente idoso pode ser um bom negócio para as Profissionais de Estética. Para isso, é necessário que as mesmas despertem e questionem quem é esse consumidor, quais são as suas necessidades, seus anseios, seus medos, evitando que est e nicho de mercado fique desamparado de atendimento.  Para começar, é preciso compreender quais as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na Terceira Idade. São algumas delas: 
          - A pele se torna mais pálida  e as feridas não se curam tão rápido . A pele se      torna mais vulnerável aos danos causados pelo sol, menos capaz de produzir suor, menos eficiente na termorregulação, mais permeável e menos capaz de produzir uma resposta inflamatória ; 
- A pele se torna cada vez menos elástica e complacente, perdendo tônus e elasticidade . Há descolamento constante nas articulações e outros lugares. É empurrada ou dobrada, desenvolvendo as rugas. 
Além das mudanças visíveis que ocorrem na aparência física, mudanças relacionadas à idade na composição corporal também têm implicações na função física e na saúde, como:
- O aumento de peso e a diminuição da massa muscular, devido ao fato de o metabolismo se tornar mais lento e já não ter a mesma capacidade de absorver nutrientes e eliminar gorduras ;
- Efeitos sobre controle motor, coordenação e habilidade ;
- Postura curvada, flexionada e equilíbrio tênue ;
- Depressão. Considerada uma das doenças mais preocupantes, atinge cerca de 15% dos idosos, com até 2% de casos graves. É um problema de grande dimensão, pois se observa que o número de pessoas da Terceira Idade cresce rapidamente no Brasil. A depressão se caracteriza pelo estado de sofrimento psíquico, que pode causar desordens no comportamento de uma pessoa, afetando de modo negativo seu estilo de vida.  Pode alterar o humor e a forma como interage com as pessoas. Este estado pode ser induzido por fatores biológicos, sociais e psicológicos.
 A Importância da Hidratação da Pele

Assim como o Planeta Terra, o corpo humano é formado, em sua maior parte, por água . Ela pode representar até 70% do peso total de uma pessoa. Esta quantidade diminui com o decorrer do tempo, sendo que, aos 60 anos, este índice pode cair para 40%. Por isso, ainda durante a juventude, é preciso manter o corpo bem hidratado, por meio do consumo de água e com a utilização de produtos cosméticos apropriados. 
Mesmo sem a prática de qualquer atividade, o organismo elimina, diariamente, cerca de um litro e meio de água. A eliminação pode ocorrer de forma perceptiva (urina, suor) ou imperceptiva (fala, respiração). Daí a necessidade de ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia. Quando a quantidade de água das células se encontra em nível abaixo do normal, algumas conseqüências são o ressecamento da pele, a baixa eliminação de toxinas e o mau funcionamento de diversos órgãos. Em condições normais, 70% da composição das células da epiderme presentes na camada basal (onde a célula se reproduz) são de água. Quando as células chegam à camada granulosa, onde começam a desfalecer  (mortas, em forma de escamas), a quantidade mínima de água necessária é de 10%. Abaixo deste valor, as células se apresentam ressecadas.
O sucesso de qualquer protocolo estético está relacionado com o consumo ideal de água pelo cliente. A carência de água compromete tratamentos de gordura localizada, celulite, flacidez, rachaduras , ressecamento da pele e, até mesmo, problemas de pele acneica. Os cremes hidratantes não repõem a água eliminada pelo corpo. Eles apenas ajudam a manter o líquido já existente no tecido epitelial. Um exemplo é a questão da flacidez: a derme – onde se encontram as fibras, o colágeno, a elastina – apresenta composição em gel. Este tecido precisa de água para manter-se firme. Mesmo pessoas que apresentem retenção de líquido precisam tomar água. O organismo que retém líquido também retém toxinas. Por isso, é importante o consumo de água. Massagens e drenagens linfáticas tratarão o problema da retenção. Desta forma, é atribuída aos Profissionais de Estética a importante missão de conscientizar seus clientes de que é indispensável ingerir, aproximadamente, dois litros de água por dia.
 A Profissional de Estética


As massagens e outros protocolos estéticos para clientes da Terceira Idade oferecem muitos benefícios . Em particular, são mais eficazes devido aos desafios emocionais e físicos que os idosos experimentam ao passar pelo processo de amadurecimento do corpo físico. Nesta fase, cabe à Profissional de Estética dedicar compreensão, atenção, carinho e protocolos específicos, que aliviem e previnam as conseqüências destas alterações.  Pesquisas indicam que o contato social é um dos componentes-chave da saúde e felicidade nesta fase. O contato periódico entre a Profissional de Estética e o cliente pode ser significativo para satisfazer muitas necessidades do idoso. O cliente sabe que, quando visitar o Profissional de Estética, receberá atenção totalmente focada ao seu cuidado individual . Ele, então, se sentirá único e valorizado. A grande maioria dos idosos é sedentária, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. Protocolos suaves, mas estimulantes, trazem alguns dos resultados que seriam conseguidos através de exercícios.  
Protocolos mais utilizados:
Protocolos de hidratação e revitalização são os mais indicados, visto que a pele tem tendência a ficar desidratada, com a elasticidade reduzida e a vitalidade comprometida. Utilizar produtos naturais, com óleos vegetais biodegradáveis, sem a presença do óleo mineral, da parafina e dos parabenos é essencial, devido à sensibilidade cutânea do cliente.    
Ativos como o ARGIRELINE e DMAE-  Dois ativos ultra potentes, proporcionando efeito imediato no combate  às rugas, redução de linhas de expressão e flacidez.
Lembre-se que o protocolo é apenas uma ferramenta de auxílio, cada pele deverá passar por uma devida avaliação, para assim poder saber o que realmente poderemos usar. Para começar, é preciso compreender quais as mudanças físicas da senesçência."

Resultados moderados

Mesmo sabendo dos benefícios que a área oferece, os idosos têm consciência de que não existem milagres, e que a melhora do quadro é mais modesta em relação aos jovens. Ainda assim, o nível de satisfação é grande. São pessoas bem informadas e preocupadas com qualidade de vida. Segundo os médicos, quando gostam do ambiente, aproveitam as clínicas não só para fins estéticos, mas para relaxar, fazendo uso de massagens, banhos, sauna, drenagem linfática, etc. Como se vê, o envelhecimento pode ser interpretado de diferentes formas: Como uma conseqüência dos anos que leva à diminuição do potencial humano, ou ao contrário, um instrumento de equilíbrio e discernimento. “A vida é um jogo que nos oferece escolhas diversas. Façamos as nossas!

Estética: ideal de beleza da senescência
- Este trabalho objetiva apresentar como se dão as relações de busca da beleza perfeita na senescência, analisando a estética e seus procedimentos nesta fase da vida . Para Tanto, realizei  um recorte sistêmico para a produção deste trabalho devido à exigüidade do tempo e não querendo perder na estruturação didática e metodológica. Focando apenas gênero , faixa etária e alterações fisiológicas.
"Recomendo que, em conjunto com um tratamento de beleza, o idoso esteja em sintonia com a promoção de sua saúde, elegendo hábitos saudáveis como alimentação balanceada e exercícios moderados. Esta é uma atitude com enfoque preventivo, e não mais paliativo. Saúde e beleza sempre estiveram interligadas, ainda mais neste período, em que as doenças debilitam o corpo de forma mais severa”



Lembre-se: Sua (seu) maior amiga (o) é você mesma (a). A importância que você se dá, será a importância que as outras pessoas darão a você.


3 comentários:


  1. adorei, a matéria será util,para meu trabalho na faculdade na matéria de gerontologia.

    ResponderExcluir
  2. Olá obrigada pelo carinho e por acompanhar meu trabalho, fico muito feliz quando leio os comentários dos leitores, principalmente quando sei que ajudei com minhas matérias;
    Fica com Deus bjs

    ResponderExcluir

“Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui, e deixe sua mensagem ficarei muito feliz em ler: