sábado, 8 de outubro de 2016

Compartilhando Informações "Molusco Contagioso " Aline Anjos Esthetician / Aline Anjos Cosméticos Curitiba PR



Molusco contagioso


Hoje vamos compartilhar uma informação muito importante para a profissional da Estética e saúde,  saber identificar cada lesão é de grande importância tanto para sua própria  saúde quanto para seu cliente, sua orientação é essencial.
 Molusco Contagioso são pequenas lesões elevadas e hemisféricas da cor da pele, com aspecto translúcido e apresenta umbilicação central; Podendo estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. 

 São auto-inoculáveis (podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas) podem se espalhar.
As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreta.
O tratamento eficaz é a curetagem em consultório no dermatologista.

O bom profissional deve saber identificar para não se contaminar, e ajudar seus pacientes com a devida orientação.
Orientação para este acometimento:  Encaminhar para  realizar avaliação no Dermatologista.



Saiba mais:

O que é?

O molusco contagioso é uma doença viral que provoca lesões na pele muitas vezes confundidas com verrugas. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Atinge preferencialmente as crianças, devido à imunidade ainda não estar totalmente desenvolvida. É frequente o achado da doença em crianças com dermatite atópica.
O molusco contagioso também pode atingir adultos, principalmente aqueles que tenham alguma imunodeficiência, como pacientes infectados pelo HIV ou transplantados. Nos adultos as lesões costumam afetar principalmente áreas de pele mais fina e podem ser transmitidas pelo contato sexual.

Manifestações clínicas do molusco contagioso

As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 milímetros de diâmetro.
As lesões são autoinoculáveis e podem se espalhar. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.
A doença pode apresentar involução espontânea, o que pode levar de alguns meses a anos, desde que o organismo possa desenvolver defesas contra o vírus.

Tratamento

O tratamento consiste na destruição das lesões que pode ser feita através da eletrocoagulação, criocirurgia,curetagem, cauterização química ou expressão manual. Quando curetada ou retirada através da expressão manual, elimina um conteúdo semelhante a uma “massa” de cor esbranquiçada.
Uma alternativa de tratamento é o uso de imunomoduladores (imiquimod), no qual a aplicação do produto modifica a resposta imune na áreas tratadas, levando à eliminação das lesões.
Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos, quando pode ser necessária a internação para realizar o tratamento sob anestesia, devido ao incômodo causado pelos métodos de remoção.
( FONTE DERMATOLOGIA.NET)




Aline Anjos Esthetician



Grupo Compartilhando Informações 
Whatsapp 41 9680 0092

Nenhum comentário :

Postar um comentário

“Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui, e deixe sua mensagem ficarei muito feliz em ler: